Palestrantes

Fernanda de Oliveira Laranjeiras
AXIABIO

Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002, período durante o qual realizou iniciação científica em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ), com foco em Avaliação de Tecnologias em Saúde, de 2000 a 2002. Mestre em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ e Doutoranda em Ciências da Saúde pela UnB, com foco em Epidemiologia. Especialista em Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde pelo Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS). Trabalhou por 5 anos no Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde e, depois de 1,5 ano de experiência na iniciativa privada, apoiou o trabalho da CONITEC - Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde, de 2012 a 2014.


Gabriela Tannus Branco de Araújo
São Paulo

Economista formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP , MBA em economia e gestão da saúde pela UNIFESP .Curso de extensão em marketing na ESPM. É Economista do Núcleo de pesquisa da UNIFESP e membro da International Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research (ISPOR). É Presidente do capítulo Brasil da ISPOR 2007-2009 e Board do Consórcio Latino Americano da ISPOR. Diretora Econômica da Axia.Bio Farmacoeconomia e Pesquisa em Saúde. Pesquisadora na área de Avaliações de Tecnologias em Saúde.


Gerson Antônio Pianettis
Minas Gerais

PIANETTI é farmacêutico pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) onde atua desde 1976, atualmente, como Professor Titular. Possui titulação MESTRE pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e DOUTOR pela Université de Paris XI (1993), ambos em Ciências Farmacêuticas. Possui ainda, dois cursos de Especialização em Ensaios Biológicos pela Organização Pan-Americana da Saúde e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da UFRGS. Por duas vezes participou de treinamento no exterior com bolsas concedidas pela Organização Mundial da Saúde, na Venezuela e no México. Atualmente é professor Titular na Faculdade de Farmácia da UFMG e professor convidado na Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará. Atua na área de conhecimento de análise e controle de qualidade de medicamentos, estudos de equivalência farmacêutica e validação de métodos para estudos de bioequivalência. Já coordenou setores de aquisição, distribuição e controle de qualidade de medicamentos dos programas especiais do Ministério da Saúde. Atual Presidente da Comissão da Farmacopéia Brasileira, atua como membro observador daPharmacopée Europeénne em Strasbourg - França e como consultor da United States Pharmacopoeia. Foi agraciado pelo Conselho Federal de Farmácia com a Medalha do Mérito Farmacêutico em 2002. É membro eleito das Academias Brasileira e Francesa de Farmácia. E Presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira (2008-2012).


Giácomo Balbinotto Neto
Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS (IEPE/UFRGS - 1990) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo - USP 2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e Pós Graduação onde leciona as disciplinas de Farmacoeconomia e Economia da Saúde. Pesquisador do IATS/UFRGS. Membro do Comitê Consultivo da BVS-Ecos e do BRATS. Membro da ISPOR (Chair-elect of the Publications Committee). Também é membro do Conselho Editorial do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde.


Grazielle Dias da Silva
Minas Gerais

Atualmente é Assessora Chefe do Núcleo de Atendimento à Judicialização em Saúde daSecretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da UFMG e do Grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia da UFMG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, economia da saúde, farmacoepidemiologia, judicialização em saúde e saúde pública.


Alexander Itria
Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Sorocaba (2001) , mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP(2004), Doutorado em ciências e saúde pública, com ênfase em economia da saúde e avaliação tecnológica em saúde pela USP. Possui pós-doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela UFRGS (2012), e é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás e pesquisador do IATS . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Economia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação econômica, estudos de custos de doenças e em programas, indicadores de qualidade em assistência à saúde, validação de questionários de produtividade e qualidade de vida, estudos de custo-efetividade e Analises de Impacto Orçamentário. Tem experiência na área de Economia , atuando principalmente nos seguintes temas: avaliações de políticas públicas macro e micro ,análise de dados e indicadores, Finanças , desenvolvimento econômico, meio ambiente e saúde coletiva. Atua com consultoria e treinamento em projetos de viabilidade econômica, finanças e controladoria. Atua na avaliação de vacinas, fármacos e equipamentos de saúde.


Anderson Lourenço da Silva
Rio de Janeiro

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Farmácia Industrial (2006). Mestre em Ciências Farmacêuticas (2009) também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Afinidade com as diversas áreas que compõe a grade curricular dos cursos de Farmácia e áreas afins. Atualmente é o coordenador de Assistência Farmacêutica do Estado do Rio de Janeiro e Superintendente da (SAFIE) Superintendência de Assistência Farmacêutica.


André Fabre Ballalai Ferraz
IMS Health, Real-World Evidence Solutions LATAM

André Fabre Ballalai Ferraz é Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Paraná, possui pós-graduação em Financial Management pelo INSPER e cursos em Data Science pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

Atualmente liderando as atividades de RWES/HEOR (evidencias de mundo real e farmacoeconomia) do IMS Health no Brasil, André é parte do time regional da prática para a América Latina gerenciando projetos em diversos paises em temas como modelagem, economia da saúde, estratégias de evidencias de mundo real e dados longitudinais de pacientes (LPD).

Anteriormente, liderou a área de Planejamento Estratégico para a América Latina na farmacêutica suíça Roche, atuando em mais de 10 paises da região.”


César Luiz Lacerda Abicalaffe
Paraná

Médico formado em 1986 com Mestrado em Economia da Saúde pela Universidade de York – Reino Unido e com MBA em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR. Diretor Presidente da 2iM – IMPACTO Inteligência Médica S/A. Foi Diretor Superintendente do Departamento de Assistência à Saúde do Governo do Estado do Paraná entre 2002 e 2005. Foi presidente fundador da SOMAP – Sociedade dos Médicos Auditores do Estado do Paraná e do CONIASSP – Conselho Nacional das Instituições de Assistência à Saúde do Servidor Público.