Comissão Organizadora

Membros da Comissão Organizadora

Lindemberg Assunção Costa (BA)
Presidente do Fórum de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia
Possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Tem mestrado em Medicina e Saúde na área de epidemiologia clinica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância. Experiência Profissional: Farmacêutico do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (1996 a 1998) da Ufba. Professor das disciplinas de Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Estágio Supervisionado Farmacêutico da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Diretor técnico do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos no período de 2001 a 2006.

Ailton de Souza Melo (BA)
Presidente da Associação do Curso de Pós-Graduação de Medicina e Saúde da UFBA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1990) e pós-doutorado nas Universidades de Paris XI e Aix-Marseille. Atualmente é livre docente em neurologia do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia-Universidade Federal da Bahia e coordenador da Divisão de Neurologia e Epidemiologia (DINEP-UFBA), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq. O foco atual para investigação científica é neurologia do envelhecimento, com ênfase no estudo das manifestações autonômicas da doença de Parkinson e reabilitação neurológica relacionada ao envelhecimento.

Gisélia Souza Santana (BA)
Superintendente de Atenção Integral a Saúde da SES/BA
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2002) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi Superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia no período de 2007 a 2010 e atualmente é Superintendente de Atenção Integral a Saúde da mesma secretaria. É professora adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em política e planejamento em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas de medicamentos e assistência farmacêutica, vigilância sanitária, regulação sanitária, ciência e tecnologia e inovação em saúde.

Charleston Ribeiro Pinto (BA)
Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Charleston Ribeiro Pinto é farmacêutico graduado pela Universidade Federal da Bahia. Químico licenciado pela Universidade do Estado da Bahia. Possui mestrado em Química Orgânica pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal da Bahia. Em 2012 participou do Curso Princípios e os anos de 2011 e 2013 foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde onde cursou as disciplinas Bioestatística e Metodologia da Pesquisa. Atualmente é professor Assistente I do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e farmacêutico do Serviço de Pneumologia do Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos, UFBA. Tem experiência em Farmácia com ênfase em Assistência Farmacêutica, Epidemiologia e Farmácia Clínica, com experiência na área de Química.

Pablo Moura (BA)
Chefe do Serviço de Farmácia do Complexo-Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - UFBA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor e Mestre em Medicina e Saúde pelo Programa de Pós Gradação em Medicina e Saúde da UFBA e Especialista em Assistência Farmacêutica também pela UFBA. Atualmente é Diretor Financeiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - SBRAFH. Coordena o Serviço de Farmácia do Complexo Hospitalar Universitário da UFBA. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacoepidemiologia, Estudos de Utilização de Medicamentos, Pesquisa Clínica com Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, ensaios terapêuticos e farmácia hospitalar. Professor Substituto das disciplinas Farmacocinética clínica e Introdução a Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFBA.

Sônia Lucena Cipriano (SP)
Diretora Técnica de Saúde do INCOR
Graduada em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (1978); especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo (1980), especialista em Engenharia da Qualidade pela Politécnica da USP (1999), especialista em Economia da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP(2004) ; mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2004); doutora em Serviços de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2009). Atualmente é Diretora Técnica de Departamento de Saúde Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde SP. Membro titular da Comissão Técnica Administrativa CTA-SES. Membro titular da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica da Comissão Nacional de Secretários da Saúde - CONASS. Membro suplente do Conselho Deliberativo da Fundação para o Remédio Popular FURP.

Jorrildo Farias Porto (DF)
Diretor da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde do DF.
É graduado em Farmácia pela Universidade Regional do Nordeste. É especialista em Farmácia Clínica pela Faculdade Cambury em 2005. E atualmente é Farmacêutico da Secretaria Estadual do Distrito Federal.

Anderson Lourenço da Silva (RJ)
Superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SES/RJ
Graduação em Farmácia Industrial (2006) e Mestre em Ciências Farmacêuticas, linha de pesquisa Saúde Pública e Assistência Farmacêutica (2009) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde julho de 2011, servidor público na carreira de Especialista em Gestão de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do RJ. Desde 02 de maio de 2012, Superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da SES/RJ. Além de atuação na Gestão do Sistema Único de Saúde, possuo atuações em pesquisas nas áreas de farmacoeconomia, farmacoepidemiologia e assistência farmacêutica, com autoria e coautoria de artigos científicos publicados em revistas e resumos em congressos científicos. Esses trabalhos sempre na perspectiva do setor público de saúde.

Roney Pereira Pinto (GO)
Gerente de Assistência Farmacêuica do Secretaria de Estado da Saúde de Goiás , Brasil
Possui graduação em Farmácia pela Faculdade Objetivo - GO, Brasil(2006) e é Farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Maria Bernadete Souza Napolli (SES/GO)

Lucas Duarte Andrade (BA)
Diretor da Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES/BA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2003). É Farmacêutico da Secretaria Estadual de Saúde do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase na gestão da Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, aquisição, sistemas e políticas de saúde.

Maria Erivanda Meireles (AL)
Diretora de Assistência Farmacêutica da SES/AL
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1992). Atualmente é Diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas. Tem experiência na área de Assistência Farmacêutica, com ênfase na Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão em assistência farmacêutica, qualidade dos serviços de assistência farmacêutica, Atenção Básica em Saúde e Apoio Institucional em Saúde.

José de Arimatea Rocha Filho (PE)
Assessor Técnico da SES/PE
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (1993). Farmacêutico da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto de Recursos Humanos, Superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, garantia de acesso aos medicamentos, seguimento farcoterapêutico e farmacotécnica.

Jean Batista de Sá (PE)
Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-PE
Mestre em Morfologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), MBA em Administração Hospitalar pela Universidade de Pernambuco (UPE), especialista em Gestão e Planejamento de Serviços Farmacêuticos, Programa de Residência da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), especialista em Morfologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é farmacêutico do Hospital Otávio de Freitas (SES/PE) e Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/ UPE), desenvolvendo atividade na Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, coordenando a Gerência de Planejamento e Execução de Demanda Judicial da Assistência Farmacêutica, assim como instrutor e consultor em saúde. Nestes 16 anos de ofício em Ciências Farmacêuticas, desenvolvemos atividades gerenciais, técnicas e científicas, tanto na esfera governamental: municipal, estadual e federal, quanto de empresas, enfatizando a gestão e assistência farmacêutica hospitalar, quimioterapia, nutrição parenteral e a docência, membro de comitê, comissões e câmeras tecnociência no âmbito da Universidade de Pernambuco, Hospitalar, Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco e Associação Farmacêutica de Pernambuco, frisando o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Complexo Hospitalar HUOC/ PROCAPE e Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde - NATS HUOC, destacando que as perspectivas de projetos estão voltadas para a incorporação de novas tecnologias farmacêuticas, farmacovigilância e economia da saúde

Giovanna Santana Queiroz

Farmacêutica (2001), com especialização em Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (2004). Servidora, regime estatutário, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e assessora técnica da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) onde atua na gestão do Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade de Rede de Atenção à Saúde QUALISUS-REDE para a Região de Fronteira Agrícola do Vale do Médio São Francisco (Juazeiro/BA e Petrolina/PE) e coordena o Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde - NUGTES/SAIS. Tem experiência em Gestão da Saúde, especialmente na área de Assistência Farmacêutica, e em Educação à Distância onde atuou como tutora do Curso de Especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica - Educação à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Grazielle Dias da Silva (MG)
Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES/MG
Graduada em Farmácia pela UFMG, Atualmente é Farmacêutica e Superintendente de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da UFMG e do Grupo de Pesquisa em Farmacoepidemiologia da UFMG. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacoeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, economia da saúde, farmacoepidemiologia e saúde pública.

Ana Carla Freitas Fonseca (BA)
Assessora da Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES/BA
Farmacêutica, Graduada em Farmácia pela UFBA (2000) e atualmente Doutoranda em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA); Mestre em Saúde Coletiva pelo ISC/UFBA (2009); especialista em Medicina Social com ênfase em Saúde da Família (2004).

Fernanda de Farias Rodrigues (BA)
Assessora da Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES/BA
Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004), especialização em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (2009) e em Gestão em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2010). Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva - ISC/UFBA (2014). É farmacêutica estatutária da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atuando como Assessora Técnica da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DASF/ SAFTEC/ SESAB), e farmacêutica estatutária da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, atuando em serviços farmacêuticos de um Centro de Saúde. Tem experiência na área de Assistência Farmacêutica, com ênfase em gestão.

Franciane Souza Guedes (BA)
Coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES/BA
Possui graduação em Farmácia e pós-graduação em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia e graduação em Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, atuando na Coordenação de Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, gestão e avaliação.

Marcelo Ney de Jesus Paixão (BA)
Farmacêutico da SES/BA
Farmacêutico Mestre em Gestão Social e Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Farmácia da Universidade do Estado da Bahia e farmacêutico estatutário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, onde exerce a função de Sub-Coordenador do Programa Medicamento em Casa.

Daniel de Jesus Ribeiro (BA)
Coodenador da Central de Abastecimento Farmacêutico da SES/BA
Farmacêutico, formado pela Universidade Federal da Bahia e Especialista em Assistência Farmacêutica. Farmacêutico do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos, atua como Coordenador da Central Farmacêutica do Estado da Bahia, responsável pelas operações logísticas que visam garantir o acesso e a gestão dos medicamentos do SUS-BA.

Graciele de Queiroz Andrade (DASF)
Coordenadora da Assistência Farmacêutica Especializada da SES/BA
Possui graduação em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2006), especialização em Segurança e Inspeção de Alimentos (2007) e mestrado em Ciencia de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (2008). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Química de Alimentos, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Microbiologia de Alimentos. Compõe a rede de consultores internos em planejamento estratégico-BSC do estado da Bahia. Está como Coordenadora da Assistencia Farmacêutica na Atenção Especializada da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Daniela Nunes Vitor (DASF)
Atualmente coordenando o Centro de Informação sobre Medicamentos do Estado da Bahia (CIMBAHIA), é graduada em Farmácia (UFBA - 2006), especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica (UFSC - 2012) e Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS - 2013).

Giácomo Balbinotto Neto (RS)
Professor da UFRGS
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS (IEPE/UFRGS - 1990) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo - USP 2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e Pós Graduação onde leciona as disciplinas de Farmacoeconomia e Economia da Saúde. Pesquisador do IATS/UFRGS. Membro do Comitê Consultivo da BVS-Ecos e do BRATS. Membro da ISPOR (Chair-elect of the Publications Committee). Também é membro do Conselho Editorial do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde.

Izamara Damasceno Catanheide Torres (DF)
Assessora Técnica da CONITEC
Possui graduação em Farmácia, especialização em Assistência Farmacêutica e mestrado em Saúde Coletiva - área de concentração Avaliação de Tecnologias em Saúde - pela Universidade Federal da Bahia. É servidora pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, onde atua como farmacêutica e atuou como coordenadora do Centro de Informação sobre Medicamentos do Estado (CIMBAHIA) no período de 2007 a 2012. Possui experiência em Avaliação de Tecnologias em Saúde, Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.

Tacila Pires Mega (DF)
Analista Técnica da CONITEC
Pós Graduada em Farmácia Hospitalar e Especialista em Gestão em Saúde, possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Bahia. Atuou na área Hospitalar e de Pesquisa Clínica com Medicamentos e no gerenciamento e dispensação de medicamentos de ação judicial e casos especiais solicitados à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica deste estado(DASF/SESAB). Atualmente, é Analista Técnica de Políticas Sociais junto ao Ministério da Saúde, atuando no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE/MS) na elaboração de pareceres técnico-científicos para subsidiar as decisões de incorporação de novas tecnologias pela Comissão Nacional de Avaliação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

Maria José Sartório (ES)
Gerente estadual da assistência farmacêutica - SES/ES
Possui graduação em Farmácia pela FAFABES - ES (1988), especialização em farmácia hospitalar pela UNIVIX- ES e mestrado profissionalizante em ciências farmacêuticas, área de concentração gestão da assistência farmacêutica pela UFRGS através de convênio com o Ministério da Saúde. Atualmente coordena o curso de farmácia na faculdade UNIVIX - ES e leciona as disciplinas administração e economia farmacêutica e deontologia e legislação. Funcionária pública estadual onde exerce o cargo de gerente estadual da assistência farmacêutica - GEAF/SESA. Conselheira suplente do CFF/ES eleita para o mandato 2011\2014. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão pública municipal, estadual e federal, serviços de saúde, assistência farmacêutica em âmbito hospitalar, atenção básica, medicamentos excepcionais e programas estratégicos do Ministério da Saúde, principalmente DST/AIDS e controle social.