Comissão Científica

Membros da Comissão Científica

Lindemberg Assunção Costa (BA) - Coordenador
Presidente do Fórum de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia
Possui graduação em Farmácia e especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1992). Tem mestrado em Medicina e Saúde na área de epidemiologia clinica pela Universidade Federal da Bahia (2005). Atualmente é professor assistente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância. Experiência Profissional: Farmacêutico do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (1996 a 1998) da Ufba. Professor das disciplinas de Farmácia Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Estágio Supervisionado Farmacêutico da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Diretor técnico do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos no período de 2001 a 2006.

Rodrigo Fernandes Alexandre (DF)
Coordenador da Coordenação Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do (DAF/SCTIE/MS)
Possui graduação (2001) e mestrado (2004) em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Coordenador da Coordenação Geral do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica do Departamento de Assistênica Farmacêutica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Medicamentos , atuando principalmente nos seguintes temas: Assistência Farmacêutica e Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Augusto Afonso Guerra Júnior (MG)
Professor da UFMG
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), especialização em saúde pública pela UFMG (1998) e especialização em Vigilância Sanitária (2000) pela Universidade de Brasília, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFMG (2001) e Doutorado em Saúde Pública - Epidemiologia pela Faculdade de Medicina da UFMG (2010). Atualmente atua como professor da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador em farmacoeconomia e farmacoepidemiologia. Coordena o Centro Colaborador do SUS para Avaliação de Tecnologias e Excelência em Saúde (CCATES/UFMG). Ocupou cargos de gestor e assessor para políticas públicas em saúde tanto no âmbito Nacional (Ministério da Saúde) como regional na Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, onde foi Superintendente. Participa Comitê do Forum do Judiciário para demandas em saúde promovido pelo Conselho Nacional de Justiça. Tem trabalhos publicados e/ou realizados nas seguintes áreas: Epidemiologia, Economia da Saúde e Farmacoeconomia, Política de Medicamentos e Vigilância Sanitária, Gestão e Sistemas de Informação.

Giácomo Balbinotto Neto (RS)
Professor da UFRGS
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Economia pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da UFRGS (IEPE/UFRGS - 1990) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo - USP 2000). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos cursos de graduação e Pós Graduação onde leciona as disciplinas de Farmacoeconomia e Economia da Saúde. Pesquisador do IATS/UFRGS. Membro do Comitê Consultivo da BVS-Ecos e do BRATS. Membro da ISPOR (Chair-elect of the Publications Committee). Também é membro do Conselho Editorial do Jornal Brasileiro de Economia da Saúde.

Izamara Damasceno Catanheide Torres (DF)
Assessora Técnica da CONITEC
Possui graduação em Farmácia, especialização em Assistência Farmacêutica e mestrado em Saúde Coletiva - área de concentração Avaliação de Tecnologias em Saúde - pela Universidade Federal da Bahia. É servidora pública da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, onde atua como farmacêutica e atuou como coordenadora do Centro de Informação sobre Medicamentos do Estado (CIMBAHIA) no período de 2007 a 2012. Possui experiência em Avaliação de Tecnologias em Saúde, Promoção do Uso Racional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.

Lucia Noblat (UFBA)
Professora da UFBA
Professor Associado da Faculdade de Farmácia da UFBA. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1977), Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile (1979), mestre em Clinical Pharmacy pela University of London (1993) e doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2006).
Membro Titular da Câmara Técnica de Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Presidente da Comissão de Farmácia e Terapêutica do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos, Presidente da Comissão de Estruturação da Residência Multi-profissional deste complexo.

Marcelo Eidi Nita (FIPE, FMUSP-SP)
Pesquisador e consultor de economia da saúde, pesquisa clínica e de desfechos na FM e FEA USP
Médico especialista em cirurgia digestiva pelo Hospital das Clinicas da Faculdade Medicina da USP; Especialização em Administração de Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP; Mestre em Epidemiologia Clínica pelo Centre of Clinical Epidemiology and Biostatistics da Universidade de NewCastle; Doutor em Oncologia Digestiva pela Graduate School of Medicine da Universidade de Tokyo; Pós doutorado no Human Genome Centre do Institute for Medical Sciences de Tokyo. Docente convidado em cursos de MBA em Avaliação de Tecnologias em Saúde (FEA USP/FIPE/HAOC) , Gestão de Organizações de Saúde (HAOC/HSM), e em cursos de PG da FM, FEA, EE, FCF da USP. Pesquisador e consultor de economia da saúde, pesquisa clínica e de desfechos na FM e FEA USP e para a indústria farmacêutica.

Márcio Machado Dias Ferreira
Consultor
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pelo Centro Universitário do Pará (2001), Especialização em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal de Lavras (2003), Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidad de Chile (2007) e Pós-Doutorado em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Universidade de Toronto (2008). Atuou como Professor Assistente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Toronto e Pesquisador Sênior da Toronto Health Economics and Technology Assessment Collaborative. Atualmente é o Líder do Comitê Conselheiro do Capítulo Lationamericano da Sociedade International de Farmacoeconomia e Pesquisa de Desfechos (ISPOR) 2010 - 2012. Também gerencia a unidade de farmacoeconomia da empresa GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Produz pesquisas nos seguintes temas: farmacoeconomia, farmacoepidemiologia e síntese de evidências. Possui experiência na área de avaliação de serviços farmacêuticos, com ênfase em atenção farmacêutica e farmácia clínica. Possui diversos artigos publicados em revistas científicas internacionais de alto impacto.

Tacila Pires Mega (DF)
Analista Técnica da CONITEC
Pós Graduada em Farmácia Hospitalar e Especialista em Gestão em Saúde, possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Bahia. Atuou na área Hospitalar e de Pesquisa Clínica com Medicamentos e no gerenciamento e dispensação de medicamentos de ação judicial e casos especiais solicitados à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia por meio da Diretoria de Assistência Farmacêutica deste estado(DASF/SESAB). Atualmente, é Analista Técnica de Políticas Sociais junto ao Ministério da Saúde, atuando no Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE/MS) na elaboração de pareceres técnico-científicos para subsidiar as decisões de incorporação de novas tecnologias pela Comissão Nacional de Avaliação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

Márcio Galvão Guimarães de Oliveira (BA)
Professor da UFBA
Farmacêutico clínico e professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade Federal da Bahia (Instituto Multidisciplinar em Saúde/Campus Anísio Teixeira). Tem experiência na área de farmácia clínica em cardiogeriatria e gerontologia, assim como segurança do paciente, com ênfase na promoção do uso apropriado de medicamentos em idosos.

Charleston Ribeiro Pinto (BA)
Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Charleston Ribeiro Pinto é farmacêutico graduado pela Universidade Federal da Bahia. Químico licenciado pela Universidade do Estado da Bahia. Possui mestrado em Química Orgânica pelo Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal da Bahia. Em 2012 participou do Curso Princípios e os anos de 2011 e 2013 foi aluno especial do Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde onde cursou as disciplinas Bioestatística e Metodologia da Pesquisa. Atualmente é professor Assistente I do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e farmacêutico do Serviço de Pneumologia do Complexo Hospitalar Prof. Edgard Santos, UFBA. Tem experiência em Farmácia com ênfase em Assistência Farmacêutica, Epidemiologia e Farmácia Clínica, com experiência na área de Química.

Pablo Moura (BA)
Chefe do Serviço de Farmácia do Complexo-Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos - UFBA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor e Mestre em Medicina e Saúde pelo Programa de Pós Gradação em Medicina e Saúde da UFBA e Especialista em Assistência Farmacêutica também pela UFBA. Atualmente é Diretor Financeiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde - SBRAFH. Coordena o Serviço de Farmácia do Complexo Hospitalar Universitário da UFBA. Tem experiência na área de Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica, com ênfase em Farmacoepidemiologia, Estudos de Utilização de Medicamentos, Pesquisa Clínica com Medicamentos, atuando principalmente nos seguintes temas: asma, ensaios terapêuticos e farmácia hospitalar. Professor Substituto das disciplinas Farmacocinética clínica e Introdução a Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFBA.